quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SUPERANDO COM O ESPORTE

A vida de Andre Souza, seguia tranquilamente, ate que em 2001, depois de um acidente automobilístico, ele ficou paraplégico. O que poderia ser o final na vida de qualquer jovem, que tem sonhos e muitos projetos para realizar, para ele foi apenas o começo. Ao invés de ficar em casa, reclamando da vida, foi atrás de obstáculos a serem superados, e encontrou isso no esporte.

Ele já praticou várias modalidades que são adaptadas para deficientes físicos, a primeira foi o remo, onde defendeu clubes como, Flamengo, Vasco e Botafogo, seu time de coração. Foram várias competições, até pela Seleção Brasileira e as dezenas de medalhas tem destaque em sua casa. Depois disso conheceu o vôlei, handball e o surf, esse último veio com a ajuda da Ong Adaptsurf, que faz um trabalho muito conhecido, na praia da Barra da Tijuca. As pessoas são levadas ao mar, sentadas em uma cadeira especial e já dentro do mar são colocadas em cima da prancha, deitadas, e ficam “sozinhas” surfando. André explica que a sensação é de liberdade total, que só quem esta ali sabe dizer o que acontece. Nesse meio também participa de torneios e coleciona vitórias, fez vários amigos e já foi entrevistado por Ana Maria Braga, para falar sobre o benefício do esporte.
Além de atleta André gosta de conhecer coisas novas e se aventurar por aí. Não deixou de fazer nada que era do seu cotidiano, saí com os amigos para festas, faz trilha, toca violão, paga as contas do dia-a-dia. Hoje em dia, ele mora sozinho em um apartamento, mas não se assusta com as dificuldades, pelo contrário, gosta de vencer barreiras. Para passear usa seu carro, que é adaptado e anda pelas ruas normalmente, sem nenhum trauma daquilo que mudou sua vida. Ele surpreende também quando “anda” pelos corredores dos shoppings, ao descer as escadas rolantes sem pedir ajuda. Sua simpatia e felicidade são contagiantes, todos param para admirar, ele esta sempre de bem com a vida e sorridente. E tem orgulho de mostrar seus vídeos, principalmente da participação na novela Viver a vida, de Manoel Carlos. Ele apareceu nas cenas de um centro de reabilitação, onde Luciana, vivida pela atriz Aline Moraes, começava sua recuperação e deu depoimento sobre seu acidente e como o superou, que normalmente aparecem no final de cada capítulo, nesse tipo de folhetim.
Enfim, André continua a descobrir novas formas de se superar e mostrar que é possível ser cadeirante e continuar levando uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário